Triunfo e a tradição da festa do Menino Deus em dezembro

6 jan 2023 - Notícias

A cidade de Triunfo inicia dia 15 de dezembro a festa do padroeiro Menino Deus. A festividade atrai visitantes de várias cidades, sendo uma das mais icônicas celebrações religiosas do sertão da Paraíba.

Também na cidade de Triunfo encontra-se o maior presépio permanente do Brasil, em forma de uma praça, reconhecido nacionalmente pelo “Rank Brasil”.

História

Um fato religioso de grande importância ocorreu na história de Triunfo em 1864, quando houve uma epidemia de cólera em toda a região. Um beato, conhecido como Caboclo Manoel Bernardo temendo que a doença atingisse a localidade recorreu ao Menino Deus e fez uma promessa de que se o lugarejo fosse poupado daquela calamidade, ele ergueria uma pequena capela e celebraria a sua festa, anualmente, de 15 a 25 de dezembro, com um novenário, fogos e festejos.

Como conseguiu alcançar a graça, Caboclo Manoel saiu pela redondeza pedindo esmolas e levantando fundos para a construção que foi imediatamente iniciada. Após construída a pequena capela, logo surgiram em volta residências e prédios comerciais que hoje formam o centro de Triunfo.

A Igreja Matriz do Menino Deus passou por várias reformas e é hoje uma das mais belas do Sertão paraibano. A festa do Menino Deus é mantida tradicionalmente há mais de cem anos e atrai visitantes de toda a região que vem à cidade para, juntamente com a população local, pagar suas promessas, com vestimentas cor de rosa, assim como é vestida tradicionalmente a Imagem do Menino Deus vinda de Roma, no início do século passado.

Dentre os rituais que caracterizam a festa do Padroeiro, ocorrem apresentações de músicos durante as nove noites de novena que adentram a Igreja conduzindo a “Procissão do Ramo”.

RadarPB