Prefeito Espedito Filho destaca dificuldade financeira do município após Governo Federal reduzir repasse do FPM e demais recursos

10 ago 2023 - Triunfo

O prefeito Espedito Filho, diante da redução do repasse do PFM pelo Governo Federal, usou a imprensa sertaneja para falar da situação caótica dos municípios, de Triunfo em especial.

A prefeitura de Triunfo deve ter uma grande dificuldade financeira no mês de agosto, em decorrência da queda brusca do PFM, com redução no valor de R$ 112.110,20. Além disso, o município teve mais um bloqueio precatório no valor de 189.727,74.

Com uma redução de 301.837,94 nas finanças, a administração deve ter dificuldade para fechar os pagamentos, em especial, com os fornecedores.

“Nós estamos em uma situação administrativa muito difícil”, lamentou o prefeito.

“Tenho uma grande responsabilidade em cumprir com aquilo que a gente tem de cumprir e o município vem fazendo isso, pagando em dia , tentando honrar com os fornecedores, tentando honrar com a previdência, tentando honrar com aquilo que o município precisa fazer, mas diante de um desastre financeiro que o país transmite aos municípios, porque o presidente da república está transmitindo aos municípios uma responsabilidade de resolver o problema do país. E ainda somando-se a uma larga de bloqueios que não foram nunca culpa de minha gestão e sim de gestão anteriores, que deixaram de pagar salários, deixaram de pagar INSS, gestões anteriores que deixaram de honrar com o trabalhador , isso sobrecai em cima de minha gestão”, disse o prefeito.

O prefeito destacou o seu desânimo, sobretudo, porque Triunfo é uma cidade que realiza obras com recursos próprios, paga os servidores em dia e conseguiu resolver várias pendências de gestões anteriores, mas a cidade precisa de recursos para conduzir a gestão.

O gestor destacou ainda que o Governo Federal Sancionou o Piso da Enfermagem e não fez o repasse do custeio para os municípios, além do reajuste salarial dos ACS e ACE, ficando tudo a cargo dos municípios.

Espedito Filho afirmou, por fim, que está viajando á Brasília na próxima semana, para junto a outros prefeitos do país, reivindicar ajuda financeira do Governo Federal.