Planejamento: O Mapa que Transforma Ideias em Negócios Reais
Um negócio tem origem em uma ideia, um vislumbre e, na maioria das vezes, numa inquietação. Pode ser o desejo de liberdade, o incômodo com o trabalho que se tem ou mesmo o desejo de expressar um talento que não cabe mais dentro de casa. Mas nem toda ideia vira negócio. E nem todo negócio se torna uma fonte de renda consistente.
O que separa um negócio de sucesso de um grande fracasso é o planejamento. Ele será o mapa que orienta cada passo, a bússola que mantém o foco e o filtro que separa o que é oportunidade do que é distração.
Planejar não garante que tudo sairá exatamente como o esperado, mas aumenta – e muito, as chances de construir um negócio sólido, preparado para crescer e enfrentar os desafios inevitáveis da jornada empreendedora.
Sonhar com os pés no chão
Desde sempre, a personagem Luiza, do livro O Segredo de Luiza, sonhou em transformar sua paixão pela cozinha em um empreendimento bem-sucedido. Entretanto, percebeu rapidamente que paixão não é suficiente: é preciso dar forma à vontade por meio de disciplina e método.
Ela começou falando com potenciais clientes nas feiras, coletando opiniões para transformar o seu sonho em um nicho de mercado. Essa escuta, por demais importante, serve para validar, de início, a ideia. A partir dessa interação com as pessoas, descobre-se se há, de fato, consumidores realmente interessados em algo novo.
Seguindo o enredo do livro, Luiza encontrou um produto ideal que casava com o seu dom da culinária – o doce goiabada cascão. A história fictícia, criada por Fernando Dolabela, ilustra bem o caminho de um produto que tem tudo para ser sucesso. Ele foi planejado.
Luiza sonhava em ser empreendedora porque almejava independência financeira por meio de algo que gostasse. Contudo, sabia que, além de projetar mentalmente o negócio, era necessário buscar conhecimento, ler sobre o assunto, participar de eventos e feiras para aperfeiçoar sua oferta e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso. E assim o fez, obtendo êxito total em seu produto e se tornando uma empreendedora de sucesso.
Cabe um questionamento aqui: quantos empreendedores têm essa noção antes de apostar tempo e dinheiro em um projeto?
Uma ideia não confirmada é só um palpite
Muitos fracassam porque produzem para o mercado do mesmo jeito que fazem para amigos e parentes: só porque esses gostam, e não porque há demanda real. Validação é o teste que se faz antes do investimento: pode ser por meio de um formulário no Instagram, de uma amostra como cortesia ou de uma venda-teste. José Dornelas, em Empreendedorismo: transformando ideias em negócios, explica que uma boa ideia tem valor, mas uma ideia validada tem direção. Validar é ouvir o cliente antes de desperdiçar tempo e recurso em algo sem confirmação.
*Antonio Filho é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Jornalismo. Autor do livro Conexões que Transformam: Lições de Empreendedorismo, Marketing e Comunicação, vencedor do Prêmio Destaque pelo coletivo de autores Espaço Leia Mais, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro 2025.





