Paraíba tem 1,2 milhão de pessoas com a dose de reforço de vacina contra a Covid-19 atrasada

10 jan 2023 - Notícias

Cerca de 1,2 milhão de pessoas estão com a dose de reforço contra a Covid-19 atrasada na Paraíba, segundo levantamento da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde. O estado ainda tem 436 mil pessoas que ainda não garantiram a segunda dose da imunização contra a doença, tendo se vacinado somente uma vez.

Ainda segundo os dados, 593 mil pessoas que já poderiam receber a segunda dose de reforço ou quarta dose, também não retornaram às unidades de saúde para aplicação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização gerada pela vacina é alta nos primeiros meses após a vacinação, mas vai decaindo ao longo do tempo e precisa ser renovada periodicamente para manter e, até aumentar, a capacidade de proteção contra a doença.

Até a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES), o estado registrou 702.346 casos de Covid-19 desde o início da pandemia e cerca de 10.536 mortes.

Fazendo um recorte para a primeira dose de reforço na população com 12 anos ou mais, o estado contabiliza 59,95% do público vacinado. Em relação ao segundo reforço nos indivíduos com idade a partir de 30 anos, a Paraíba tem 31,31% de cobertura na população contemplada.

fonte: G1