Artista triunfense Sebá Neto leva memória e pertencimento à mostra “O Peso da Linha”, em São Paulo

1 nov 2025 - Notícias

O artista Sebá Neto, natural de Triunfo, no sertão da Paraíba, é um dos participantes da exposição “O Peso da Linha”, em cartaz no Instituto Çarê, em São Paulo. A mostra reúne 11 artistas da Grande São Paulo sob curadoria da renomada artista baiana Eneida Sanches, e tem como proposta um mergulho em temas como território, identidade, memória e pertencimento.

Participam da exposição os artistas Agbekẹ Ọla, Altimar Rocha, Caio Ananias, Deusvaldo Pereira, Gabe Samuel Alves, Marla Rodrigues, Nat Rocha, Prudencia, Sebá Neto, Seleste e Vanessa Monteiro. A residência artística foi promovida pelo Núcleo de Artes do Instituto Çarê e proporcionou uma intensa troca de experiências entre os participantes, incentivando processos criativos baseados na manualidade, ancestralidade e sustentabilidade.

Radicado há 20 anos em São Paulo, Sebá Neto apresenta na mostra um conjunto de obras de caráter autobiográfico e simbólico, em que mistura memórias pessoais, raízes nordestinas e reflexões sobre a ancestralidade. Entre os trabalhos expostos estão “Útero”, “Inventário Invisível”, “Menino Brincando” e “Patrimônio em Desaparecimento (Jumento City)” — este último, um projeto que denuncia o desaparecimento do jumento no sertão nordestino, animal que o artista enxerga como símbolo de resistência e esquecimento.

“O contato com a Eneida e os colegas me fez querer investigar questões relacionadas a um passado ancestral da minha família, que tem uma história fragmentada, porque meus antepassados eram andarilhos do sertão. Para esta mostra, apresento uma instalação, um objeto escultórico, matrizes em madeira, impressões em papel e uma pintura sobre madeira. Agradeço à Eneida, aos artistas pelas trocas e à equipe do Çarê, na pessoa de Gabi Mariano, pela iniciativa e pelo apoio fundamental que tornaram possível essa residência e todo esse processo de trocas tão potentes”, destacou Sebá.

Além das obras, o público pode assistir a uma breve entrevista em vídeo com o artista, produzida pelo Instituto Çarê durante a residência, em que ele comenta o processo de criação e a relação entre arte, memória e pertencimento. O vídeo está disponível no Vimeo: https://vimeo.com/1130974355

A mostra “O Peso da Linha” segue aberta ao público até 15 de novembro, no Instituto Çarê (R. Dr. Avelino Chaves, 138 – Vila Hamburguesa, São Paulo – SP, 05318-040). Visitação: de terça a sábado, das 10h às 17h. Entrada gratuita.