RadarPB - Notícias de Triunfo - PB

  • contato@radarpb.com.br
  • (83) 9 9952-1219 / (83) 9 9631-7511

TCE-PB: Seja um fiscal do dinheiro público, aprenda a utilizar o SAGRES

3 jul 2020
O SAGRES é um Sistema desenvolvido pelo TCE-PB para dá mais transparência aos gastos públicos, tanto estadual, quanto municipal.

Acessível, o Sagres também transforma o cidadão comum no fiscal do dinheiro público. Abrindo a página do TCE na internet e, nela, o link Click aqui) correspondente, o interessado toma, então, conhecimento de gastos com obras, aquisições de bens, produtos e serviços.

Na Paraíba, já são usuários habituais do Sagres organismos como a Procuradoria da República, a Receita Federal, a Polícia Federal e o INSS, este último interessado na consulta às folhas de pagamento das Prefeituras e Câmaras Municipais para a detecção de problemas com o recolhimento de contribuições previdenciárias.

Atualmente, o Sagres – que se alimenta de dados obrigatoriamente fornecidos pelos ordenadores de despesas públicas – faz a impressão de nove demonstrativos contábeis.

São, no caso: 1) demonstrativos dos resultados financeiros; 2) da receita arrecada e despesas realizadas; 3) das licitações; 4) dos gastos com educação; 5) dos gastos com saúde; 6) de obras e serviços de engenharia; 7) das despesas pagas por fontes de recurso; 8) dos créditos adicionais abertos; 9) da despesa empenhada e paga no mês.

RadarPB com TCE