RadarPB - Notícias de Triunfo - PB

  • contato@radarpb.com.br
  • (83) 9 9952-1219 / (83) 9 9631-7511

PB deve abrir 6 mil vagas temporárias; veja dicas para efetivação

3 dez 2017

O trabalho temporário pode ser mais do que uma forma de ganhar um dinheiro extra. É uma maneira de valorizar ainda mais o currículo de um profissional, com benefícios que podem se estender para diferentes áreas e carreiras. Na Paraíba, a expectativa é de que 6500 vagas surjam nesse período do fim de ano.

Essa é a perspectiva da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB). De acordo com o presidente da federação, Marconi Medeiros, o crescimento das vendas nesse período do ano influencia no aumento das novas oportunidades de empregos.

“A partir do mês de outubro, o comércio costuma abrir vagas de empregos temporários para o final do ano. Isso acontece devido ao aumento no fluxo de clientes e, com a perspectiva de crescimento nas vendas, cresce também o número de contratações. Para este ano, a estimativa é a abertura de 6500 vagas temporárias em toda a Paraíba, aproximadamente 500 a mais que em 2016”, explicou.

Ainda de acordo com Marconi Medeiros, as áreas que mais devem empregar temporariamente são: vestuário (masculino e feminino), calçados, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Emprego temporário é caminho para efetivação

O fim do ano traz novas oportunidades para quem está sem emprego, por conta das contratações temporárias. Além disso, é uma boa oportunidade de efetivação no mercado de trabalho. Contudo, para que isso seja possível, seis dicas principais devem ser levadas em consideração.

1. Não é um bico!
Não encare o trabalho temporário como um bico ou algo sem relevância. Leve a sério para ser levado a sério.

2. Relacione-se
Bom relacionamento é fundamental em todas as ocasiões da vida. Se relacionar bem com as pessoas é ainda mais importante no ambiente de trabalho. Faz a diferença!

3. De olho no relógio
Pontualidade é um quesito bem importante. Claro que as cidades grandes têm seus problemas de trânsito. Mas para isso, planeje-se para ir ao trabalho com pouco mais de antecedência.

4. Comprometimento
Tenha certeza que mostrar que tem conexão com o trabalho e comprometimento para a busca do melhor, chama a atenção da chefia e aumentam as chances de ser efetivado.

5. Foco no currículo
O currículo para concorrer a uma vaga temporária não difere em nada de um currículo para uma vaga efetiva. O campo objetivo deve trazer apenas o cargo de interesse: vendedor, operador de Caixa ou operador de empilhadeira, por exemplo. Já no resumo de qualificações, você pode incluir a informação de que está disponível para preencher vaga temporária.

6. Networking
Mesmo que a empresa não tenha vagas ao final do contrato, ter feito contatos fará com que você seja lembrado futuramente.

Como encontrar onde tem vagas?

Agora, se você ainda está buscando uma vaga, fique atento: enquanto algumas empresas ainda optam por divulgar suas vagas na porta do estabelecimento, a grande maioria anuncia na internet.

Vale ressaltar também que as empresas de varejo, como comércio de vestuário, eletrodomésticos e alimentação, são os mais movimentados nessa época do ano, portanto, são os que mais contratam para trabalho temporário. Além desses, as áreas que têm relação com turismo e transportes também aumentam suas ofertas de vaga no início e final de ano.

Portal Correio