RadarPB - Notícias de Triunfo - PB

  • contato@radarpb.com.br
  • (83) 9 9952-1219 / (83) 9 9631-7511

Emissão da CNH digital pode ser feita a partir desta sexta-feira, na PB

13 abr 2018

Começa nesta sexta-feira (13) a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, na Paraíba. O documento eletrônico é utilizado por meio de um aplicativo no smartphone, é opcional e tem a mesma validade que a CNH impressa. O lançamento da versão eletrônica foi feito nesta quinta-feira (12), pelo governador Ricardo Coutinho, que afirmou que o método garante uma maior segurança e facilidade.

Para ter acesso ao serviço, é necessário que a versão impressa tenha um código QR, que pode ser encontrado na parte interna do documento. As carteiras de habilitação que foram tiradas ou renovadas depois de maio de 2017 já têm essa marca, mas aquelas que não contam com o código devem ser renovadas ou ter a 2ª via impressa.

Com o código em mãos, o condutor deve realizar o cadastro no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do qual vai receber um e-mail com um link que deve ser acessado. Feito isso, o interessado deve ir a um dos postos de atendimento do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) para atualizar os seus dados. Aqueles que têm um certificado digital podem completar todo o processo online.

Para solicitar a emissão da CNH Digital, condutor deve verificar se a versão impressa do documento tem um código QR na parte interna  (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Para solicitar a emissão da CNH Digital, condutor deve verificar se a versão impressa do documento tem um código QR na parte interna  (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Para solicitar a emissão da CNH Digital, condutor deve verificar se a versão impressa do documento tem um código QR na parte interna (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Com as informações atualizadas, o usuário deve solicitar, também no portal de serviços do Denatran, que o código de ativação para a versão eletrônica seja enviado por e-mail. Então, o condutor deve baixar no smartphone o aplicativo da CNH Digital, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS; fazer o login com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a mesma senha do portal; digitar o código de ativação e, em seguida, criar uma senha de quatro dígitos.

G1

Para o primeiro acesso, é preciso ter conexão com a internet, mas para os seguintes a versão eletrônica da carteira de motorista estará disponível sem que o smartphone esteja conectado.

De acordo com o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, foi preparada uma estrutura com 26 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e 28 postos avançados para a emissão da CNH Digital.