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Morganna Moreira

Morganna Moreira Libânio é Nutricionista, com Pós Graduação em Nutrição Esportiva, além de experiência em Nutrição Esportiva, Nutrição Clínica Geral, Nutrição Infantil, Nutrição em Geriatria (Idosos), Tratamento de Doenças Crônicas: Obesidade, Hipertensão, Diabetes, Doenças Cardiovasculares.

DURMA BEM, MEU BEM! Parte 2

15 set 2017

Pra quem leu o texto anterior, já sabe dos benefícios que é dormir bem. Mas… e quem não consegue? A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia. Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida e são orientados a tomar medicamentos para reverter esse quadro, deixando de lado o poder de alguns alimentos e chás que podem auxiliar nesse tratamento. Um deles é o maracujá. Maracujá é ideal para o horário da noite, antes de dormir, uma vez que tem baixa carga glicêmica e boa quantidade de fitoquímicos antioxidantes e com atividade antiinflamatória, sendo considerado um calmante natural. Antes que me esqueça, não faz mal engolir as sementes. Use mais o azedo, exclua o açúcar refinado da sua vida. O azedo pode te ajudar muito a diminuir o interesse pelo doce. Além de poder consumi-lo de forma natural, pode-se fazer o chá das folhas do maracujá, na quantidade de 1 colher (sopa) destas folhas picadas em 250 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Aliado a este, pode ser misturado com folhas de camomila. Contendo o fitoquímico apigenina, a camomila age como um calmante e relaxante, além de ajudar na má digestão e reduzir a ansiedade.

Por último, pode-se adicionar aos chás o própolis alcoólico, contribuindo ainda mais para a modulação do cortisol e da melatonina, cuidando do teu sono a noite inteira. A própolis é um antibiótico natural, uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. A combinação dá origem ao produto, que é rico em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides, tornando a própolis um poderoso antioxidante com ação antibiótica. Pode ser utilizada todos os dias, ao acordar ou antes de dormir.

DURMA BEM, MEU BEM! Parte 1

5 set 2017

DORMIR BEM é tão importante quanto ter uma alimentação saudável. Não adianta praticar exercícios, comer bem e depois ter uma noite de sono horrível, pois seu corpo não se restaura dessa forma. Uma noite bem dormida está relacionada à manutenção e à conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e do aprendizado, secreção e liberação de hormônios, além do relaxamento e DESCANSO da musculatura. Enquanto dormimos, o corpo diminui a liberação de cortisol e adrenalina, colaborando para o controle do estresse. Estudos comprovaram que, pessoas com privação de sono crônico (por muito tempo) tiveram um número maior de leucócitos (glóbulos brancos responsáveis pelas defesas do organismo, que corresponde a maioria das infecções) comparado aos que dormiam normalmente. Ou seja, o organismo entende que a privação total de sono, seja por qualquer motivo, é uma agressão, portanto, ativa os leucócitos para defendê-lo. Gripes e resfriados se tornam mais presentes na privação de sono, pela diminuição da imonuglobolina A (IgA).

A fase restauradora e adequada do sono se dá quando conseguimos sonhar, estabelecendo o total relaxamento o corpo/mente, estágio onde produzimos a melatonina (hormônio antioxidante), testosterona, restauração dos tecidos, AUMENTO DE MASSA MUSCULAR e liberação do hormônio do crescimento.
Observe que a saúde é um conjunto de fatores que te levarão ao crescimento muscular, e não somente uma única preocupação de ingerir batata doce e ovo todos os dias. Para que os nutrientes contidos nesses alimentos exerçam suas funções, o corpo precisa desse “restart” advindo de uma boa noite de sono. Adquira o hábito de se deligar de computadores, celulares, televisão, etc, minutos antes de dormir… assim, você vai descansar a mente aos poucos, melhorando sua noite de sono. Dormir antes das 22:00h e acordar ás 06:00h já é o suficiente para uma restauração do corpo. Lógico, juntamente com uma alimentação equilibrada.

Procure saúde. Portanto, durma bem, meu bem!

 

Nutricionista Morganna Moreira Libânio
Nutrição Esportiva – Nutrição Clínica Geral – Nutrição Infantil – Nutrição em Geriatria (Idosos) – Tratamento de Doenças Crônicas: Obesidade, Hipertensão, Diabetes, Doenças Cardiovasculares.

ATENDIMENTO DOMICILIAR. AVALIAÇÃO POR BIOIMPEDÂNCIA.

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