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Atendimento virtual em serviços vira alternativa contra coronavírus

18 mar 2020

Diante da situação atual e das recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, Energisa, Cagepa, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e as agências bancárias orientam os consumidores a buscar atendimento sem sair de casa, economizando tempo e evitando aglomerações contra o coronavírus.

Energisa

Por meio da Gisa, atendimento via WhatsApp, a concessionária oferece aos clientes boa parte dos serviços que ele procuraria na agência, sem sair de casa. Tudo em poucos segundos, sem filas e com ainda mais praticidade e segurança.

Através da atendente virtual Gisa, os clientes da Energisa podem solicitar serviços e informações sobre a conta de energia, como emissão da segunda via da conta, mudança de titularidade, pedido de religação, informar pagamento, verificar histórico de consumo, entre outros diversos serviços, tudo pelo WhatsApp. A assistente está disponível 24 horas e foi pensada para ser um canal de atendimento rápido e prático.

Para entrar em contato é só adicionar o número (83) 99135-5540 e mandar um ‘oi’. A assistente responderá rapidamente com algumas opções sobre o assunto que o cliente deseja tratar. Basta informar a opção de serviço desejada e enviar para prosseguir o atendimento.

“Caso seja o seu primeiro contato com a Energisa através da Gisa, ela pedirá uma confirmação dos seus dados e em seguida vai listar alguns dos serviços oferecidos. É só responder com o número da opção desejada e pronto”, comenta Hermann Clay, coordenador de canais digitais da Energisa. Caso o que você queira não esteja listado, digite claramente o nome do serviço ou uma palavra chave que ela vai direcionar a conversa para o assunto. Simples e ágil.

Ao falar com a Gisa, é fundamental ter em mãos o número da sua UC (Unidade Consumidora), que você encontra em sua conta de luz, ou seu CPF, para clientes residenciais, ou CNPJ, no caso de empresas.

Além da Gisa, a Energisa também oferece aos paraibanos atendimento através do site da Energisa, do aplicativo para smartphone ‘Energisa On’ ou por meio do telefone 0800 083 0196.

INSS

Em atendimento às orientações do Ministério da Saúde quanto à prevenção ao Covid-19 (Coronavírus) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reitera que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o Meu INSS através do site ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, como por exemplo, em caso de perícia médica.

Com intuito de evitar aglomeração, fica restrita a presença de acompanhantes dos segurados durante o atendimento nas agências, podendo permanecer, apenas, procuradores ou representantes legais devidamente identificados. Nas situações em que for necessário comparecer a uma agência, os segurados devem seguir as regras de higiene, já divulgadas pelo Ministério da Saúde, e manter sempre as mãos lavadas, com uso posterior do álcool em gel.

Outra iniciativa, para diminuir o fluxo de segurados que buscam as agências do INSS é restringir o atendimento espontâneo até às 13h. Após este horário só serão feitos atendimentos programados e, caso não tenha agendamento após este horário, a agência deverá ser fechada. Vale lembrar que a maioria dos atendimentos espontâneos feitos nas agências são em função de pessoas que buscam por informações, que estão disponíveis nos canais digitais.

Seguindo ainda as orientações do Ministério, o INSS tem disseminado, nas agências de atendimento e nas unidades administrativas, todas as informações de prevenção ao Covid-19 (coronavírus). Além disso, foi determinado nesta segunda-feira que todos os servidores e empregados acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes ou aqueles cujos familiares que habitam na mesma residência estejam no grupo de risco de aumento de mortalidade sejam deslocados do atendimento ao público para exercerem suas atividades de forma remota.

Vale destacar que as prestadoras de serviços de limpeza e conservação, mediante orientação dos gestores e fiscais, já estão dando especial atenção à limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos, maçanetas, áreas de atendimento e salas de perícia. Além disso, devem garantir a disponibilidade de sabonetes nos banheiros para a higienização das mãos.

O INSS informa ainda que poderá adotar, a qualquer momento, novas medidas de prevenção sob orientação do Ministério da Saúde.

Cagepa

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), também oferece prestação de serviços online pelo site, para 2ª via de conta, relação de consumos, reclamações, denúncias e ligações de água e esgoto.

A Cagepa também possui um número de teleatendimento que funciona 24 horas. Por meio do 115, que atende ligações de telefones fixo e celular de toda a Paraíba, o cliente pode solicitar, gratuitamente, qualquer serviço que não necessite apresentação de documentos ou assinatura. Entre os principais serviços disponibilizados estão solicitação de religação de água, de segunda via de conta ou revisão de fatura, de relação de consumos; informações sobre vazamentos e desobstruções de esgotos; além de outras reclamações e denúncias.

Semob-JP

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) faz um alerta a população para que dê preferência ao atendimento online no período de disseminação do coronavírus. A autarquia, que já disponibiliza em seu portal uma série de serviços, passará a receber requerimentos de recursos de multas e transferência de pontuação de forma online, por meio do Fale Conosco.

No endereço eletrônico, vários serviços já eram oferecidos aos usuários, como a solicitação e renovação de credenciais de idosos e de pessoas com deficiência, consultas de multas e de veículos removidos, além do Fale Conosco, que recebe reclamações, informações, sugestões e elogios da população.

A partir de agora, atendimentos que eram feitos de forma presencial também serão aceitos nessa plataforma. Além do recurso de multas e transferência de pontuação, também é possível fazer pesquisa, emissão e pedido de baixa de multas e atualização de boletos. Para esse tipo de requisição, será necessário anexar todos os documentos exigidos, como descriminados no próprio Portal.

Para o superintendente da mobilidade, Adalberto Araújo, pelo Portal da Semob-JP o usuário pode resolver, de forma rápida, diversas questões relacionadas ao seu veículo e ao trânsito de maneira geral. “Nesse período em que existe a necessidade de redobramos os cuidados, o órgão disponibiliza vários serviços em que o usuário ganha tempo evitando o deslocamento e ainda pode se resguardar do contato”, explicou.

Além do Fale Conosco, a Semob também possui uma central de informações e reclamações (Cerin), que atende pelos números 0800 281 1518 e 3218-9330. E os telefones emergenciais 118 e (83) 9 8760-2134.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu uma nota oficial nessa segunda-feira (16), através da qual informa que a categoria vem discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos da pandemia de coronavírus no emprego e na renda. Como uma das medidas tomadas, os cinco maiores bancos associados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander) suspenderão o pagamento de dívidas por um prazo de 60 dias.

Confira abaixo a nota da Febraban na íntegra:

A Federação Brasileira de Bancos – Febraban – e seus bancos associados, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda. Entendem que se trata de um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória.

Os bancos estão engajados em continuar colaborando com o País com medidas de estímulo à economia. Nesse sentido, os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

A rede bancária e os seus canais de atendimento ficarão à disposição do público e prontos para apoiar todos os que estejam enfrentando dificuldades momentâneas em função do atual contexto.

Porteio Correio