RadarPB - Notícias de Triunfo - PB

  • contato@radarpb.com.br
  • (83) 9 9952-1219 / (83) 9 9631-7511

Aesa garante que barragens da Paraíba estão seguras

30 jan 2019

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, garante que não há riscos de rompimento de barragens na Paraíba. Em entrevista à Rádio 98 FM, nesta quarta-feira (30), ele relembra que a Paraíba “é o único estado que tem um programa de recuperação de barragens permanente com recursos próprios”. Ele diz que, das 462 barragens cadastradas, 45 já foram recuperadas.

Segundo Porfírio, 54 barragens no Brasil correm risco de ruptura. Dessas, 45 estão no Nordeste, mas nenhuma na Paraíba. “A Paraíba está fora dessa preocupação que assola a população através do desastre de brumadinho”, garante.

Apesar de não correr nenhum risco, Porfírio diz que as barragens particulares ainda preocupam um pouco, pois, segundo a Politica Nacional de Segurança de Barragem, algumas não precisam de fiscalização. Mas ele assegura que, mesmo diante disso, que a Aesa notifica e regulariza todas as represas.

A afirmação sobre segurança das barragens vai de encontro ao que divulgou a Agência Nacional das Águas (ANA), em novembro de 2018, afirmando que cerca de 400 na Paraíba estão sob risco.

Portal Correio